Cidades

Inmetro apreende mais de mil brinquedos sem certificação

Redação | 25/07/2008 13:41

O Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial) , depois de denúncias anônimas, fiscalizou 13 estabelecimentos que comercializavam brinquedos e apreendeu cerca de mil produtos na periferia de Campo Grande.

Foram quatro dias de fiscalização nos bairros Buriti, São Conrado e Tijuca. Os brinquedos não tinham o selo de aprovação do Inmetro que assegura qualidade e segurança às crianças.

Na lista de produtos apreendidos estão bonecas, jogos, carrinhos, caminhões e até bicicletas infantis. São sacos e mais sacos lotando a sede do órgão na Capital.

Durante o trabalho, nesta semana, fiscais contaram com o apoio da Polícia Militar, já que algumas lojas eram reincidentes e tentaram barrar o trabalho do Inmetro.

Os comerciantes têm o prazo de dez dias para apresentar a nota fiscal, caso contrário serão autuados. Por medida de segurança os brinquedos apreendidos serão incinerados.

De acordo com o Inmetro, a irregularidades em brinquedos são encontradas atualmente em 70% dos locais denúnciados ao órgão. O disque-denúncia do órgão é o 0800-67 5220.

Nos siga no Google Notícias