Cidades

Índios continuam em fazenda após TRF cancelar reunião

Redação | 05/11/2009 14:33

Cerca de 50 índios vão continuar acampados na Fazenda São José, em Sidrolândia, a 70 quilômetros da Capital, após o cancelamento das audiências de conciliação pelo TRF3 (Tribunal Regional Federal da 3ª Região).

Ontem, a presidente do órgão, desembargadora Marli Ferreira, divulgou nota para informar o cancelamento das audiências, previstas para hoje e amanhã, em decorrência da manutenção da invasão da área.

De acordo com lideranças indígenas, eles vão ficar na fazenda até a concessão de liminar de reintegração de posse. O grupo briga para ampliar a área de 2.090 hectares destinados para 4,5 mil índios em nove aldeias. O objetivo é ter uma reserva de 17,2 mil hectares.

A Famasul (Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul), que chegou a locar um ônibus para levar os índios até São Paulo em busca de uma solução para o conflito, informou que não vai se posicionar sobre a nota da presidente do Tribunal Regional Federal.

"A instituição entende que o pronunciamento deve vir das partes diretamente envolvidas, que nesse caso, são produtores rurais proprietários das áreas em questão e as comunidades indígenas da etnia guarani daquela região", informou, por meio da assessoria de imprensa.

Nos siga no Google Notícias