Cidades

Índios bloqueiam estrada após tiros em Antônio João

Redação | 18/07/2008 15:41

A estrada que dá acesso às fazendas Cedro, Barra e Fronteira localizadas no distrito de Campestre, Antônio João, localizada a 300 quilômetros de Campo Grande, foi parcialmente bloqueada por índios Guarani Kaiowá da Aldeia Cerro Marrangatú. A região é conhecida por conflitos entre indígenas e fazendeiros.

Segundo informações do posto da Funai em Antônio João, seguranças de uma das fazendas teria atirado contra os índios o que motivou o protesto. Eles exigem a presença da Polícia Federal no local para intermediar o conflito gerado após o incidente.

A PF de Ponta Porã confirmou que os empregados de uma das fazendas atiraram contra os guarani que tentavam retirar madeiras da propriedade durante a noite. Os funcionários alegam que os tiros foram disparados apenas como forma de intimidação. Mas segundo a PF, um dos tiros só não acertou as costas de um índio porque ele carregava madeira no momento do confronto. A bala teria atingido um dos troncos.

Já a Funai afirma que os disparos foram em direção aos índigenas. A Fundação informa ainda que a aldeia é próxima a fazenda onde ocorreu o incidente e que sempre quando os índios se aproximam da área os empregados reagem com tiros.

A Aldeia Cerro Maranguatú está em uma área de aproximadamente 100 hectares, com 156 famílias. Os índios reivindicam a ampliação da aldeia, por meio de desapropriação de parte de fazendas da região.

Em nota divulgada hoje, a Famasul acusa os índios de terem retomado as "invasões de propriedades rurais em Mato Grosso do Sul", após a publicação de portarias da Funai que estabeleceram início do processo de demarcação de terras guarani no Estado, o que abrange Antônio João. 

Nos siga no Google Notícias