Cidades

Indígenas do estado serão vacinados em força tarefa do Governo Federal

Ricardo Campos Jr. | 28/04/2015 15:58

Indígenas de Mato Grosso do Sul serão vacinados em uma força tarefa que envolve 2.867 profissionais em todo o país e tem investimento de R$ 3 milhões do Governo Federal. Segundo informações do Ministério da Saúde, a ação começou no sábado (25) e tem o objetivo de imunizar 120 índios aldeados no Brasil contra hepatites A e B, rubéola, coqueluche, sarampo, caxumba, difteria, tétano, poliomielite, febre amarela, tuberculose, influenza, pneumonia e meningite, entre outras.

Antes, eram escolhidos apenas grupos prioritários em alguns estados. Essa universalização vai proporcionar também a atualização das carteiras de vacinação. Serão disponibilizadas 183 mil doses das vacinas. Os investimentos também serão destinados para logística, transporte e insumos dos trabalhadores.

Ainda conforme o Ministério, 1,5 mil trabalhadores são agentes indígenas de saúde e de saneamento, que atuam em conjunto com médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, cirurgiões dentistas e auxiliares de saúde bucal, que integram as Equipes Multidisciplinares de Saúde Indígena (EMSI).

O programa irá durar um mês, que integra a Semana de Vacinação nas Américas, liderada pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) desde 2005, e adotada pelo Ministério da Saúde em conjunto com a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe.

Nos siga no Google Notícias