Cidades

Independência anula 209 demissões em Nova Andradina

Redação | 03/04/2009 12:47

O Frigorífico Independência, em Nova Andradina, município que fica a 292 quilômetros de Campo Grande, comprometeu-se a anular 209 demissões de funcionários. A unidade demitiu 1.480 trabalhadores apenas neste ano.

A decisão foi comunicada ao Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Alimentícia da cidade, durante reunião realizada nesta manhã.

De acordo com o presidente da entidade, Antônio Sérgio dos Santos, de 45 anos, a empresa comprometeu-se a entrar em contato com 209 funcionários do setor de abate, para 'rasgar' a rescisão de contrato que havia emitido.

A anulação das demissões ocorreu por conta da retomada parcial das atividades no local. Mas, a média de abate está prevista para apenas 600 a 800 cabeças de gado ao dia. "Vão retomar os trabalhos, mas para atender somente o mercado interno", afirma o presidente.

Segundo a sindicato, a promessa do Independência é aproveitar a mesma mão-de-obra que foi demitida, assim que a unidade retomar a produção normal.

Para Santos,a anulação das demissões representa um avanço nas negociações com a empresa. "Fizemos uma movimentação pela reabertura, porque era uma das maiores empregadoras da cidade", conta.

O grupo Independência, que controla o frigorífico, foi o que mais demitiu no País neste ano. Foram 6,6 mil pessoas entre todas as unidades, 2,5 mil somente em Mato Grosso do Sul.

Nos siga no Google Notícias