Cidades

Incra fará cadastro em acampamento de brasiguaios

Redação | 06/05/2010 11:40

O Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) vai fazer recadastramento das famílias acampadas em Itaquiraí, a 420 km de Campo Grande.

A 15km da cidade, brasiguaios (pequenos produtores rurais expulsos do Paraguai) e o MST (Movimento dos Trabalhadores Sem Terra) formaram uma "cidade" às margens da BR-163. No local, cerca de 600 famílias vivem em situação precária.

Conforme o Incra, que encaminhou uma equipe hoje ao município, a ação de recadastramento pretende levantar o número de pessoas que poderão ser atendidas, emergencialmente, pelo programa Cesta de Alimentos, do governo federal. Até abril, o município tinha 300 famílias acampadas.

O levantamento também vai permitir estudo do perfil das famílias com vistas à inclusão na relação de possíveis beneficiários da reforma agrária.

"As famílias que se enquadrarem às normas do Incra passarão a compor a lista de acampadas e aguardarão como as outras, a oportunidade de serem assentadas", afirma o superintendente do Incra, Waldir Nascimento.

Conforme o órgão federal, atualmente 12 mil famílias estão acampadas à espera de um lote do programa de reforma agrária.

Itaquiraí tem 11 assentamentos, onde moram 11 mil pessoas, mais da metade da população do município, que é de 16.619 habitantes.

Nos siga no Google Notícias