Cidades

Incêndio em terreno na Vila Sobrinho incomoda vizinhos

Redação | 13/04/2010 13:51

Focos de incêncio atingem desde o fim da manhã desta terça-feira um terreno de 100 hectares localizado entre a Avenida Aeroclube e a Rua benjamin Constant, próximo à Praça do Papa, na Vila Sobrinho.

A fumaça e a sujeira da queimada atingem diretamente moradores do residencial Flamingos e do Hospital Evangélico, que ficam próximos à área. O amplo terreno é conhecido na região por ser depósito de lixo e entulhos, que são jogados de forma clandestina.

"Toda semana jogam lixo aqui e tacam fogo no mato", denuncia Durvalina Silveira Flores, de 75 anos, que mora ao lado do terreno incendiado. "Não aguento essa fumaça e o lixo que jogam aqui".

O incêndio é agravado pela baixa umidade relativa do ar, que hoje pode atingir nível de alerta, de acordo com o Climatempo. Nesta manhã a umidade chegou a 52%. A perspectiva é que à tarde possa ficar abaixo dos 30%.

O terreno, segundo um caseiro que trabalha no local, é de uma empresa cujo proprietário não foi divulgado. O caseiro tenta manter a limpeza do local, mas afirma que é uma missão impossível e culpa os vizinhos pelo fogo e pela sujeira.

"Todo dia carroceiros jogam lixo no terreno. Outro dia mesmo flagrei um velhinho jogando lixo aqui, que também é acampamento para quem usa drogas e local de despacho. Já vi também gente chegar ao terreno e fazer despachos de macumba, deixando bicho morto e comida", explica.

Segundo o caseiro, apesar de ser um terreno particular, a prefeitura realiza a limpeza do local a cada três meses, mediada paliativa que não resolve o problema. "Os próprios vizinhos fazem fogo e jogam lixo aqui", afirma.

Nos siga no Google Notícias