Cidades

Imunidade da população livra Estado de enfrentar nova epidemia de dengue

Ricardo Campos Jr. | 11/12/2014 15:53
Cuidados, como evitar manter água parada, devem ser mantidos mesmo com número de notificações de dengue abaixo do registrado em 2013. (Foto: Marcos Ermói
Cuidados, como evitar manter água parada, devem ser mantidos mesmo com número de notificações de dengue abaixo do registrado em 2013. (Foto: Marcos Ermói

Mesmo com o alto índice de proliferação do mosquito Aedes aegypti em Mato Grosso do Sul, a quantidade de casos de dengue no estado mantém-se abaixo do registrado em anos anteriores. Dados da Secretaria Estadual de Saúde revelam que até o momento foram notificados em torno de 8,8 mil casos da doença, menor número desde 2010. Para o infectologista Rivaldo Venâncio, a explicação pode estar da imunidade criada entre os habitantes.

“Muito provavelmente o sorotipo do vírus circulante ainda é o mesmo ou são os mesmos das epidemias passadas”, explica. A dengue tem basicamente quatro tipos de vírus, todos podem causar efeitos graves. Quando uma pessoa é infectada por um deles, adquire defesas e só voltará a ficar doente se for contaminada por outro sorotipo.

No entanto, conforme explica Venâncio, quanto mais a população é renovada, aumenta gradativamente o número de pessoas não imunes a algum desses tipos, de forma que um novo surto pode ocorrer a qualquer momento. “A população têm muitos anticorpos contra os sorotipos um, dois e quatro. Quanto ao sorotipo três, a última epidemia foi em 2007”, explica.

Isso quer dizer que apesar do baixo número de casos, as pessoas devem continuar tomando as medidas para evitar o contágio. “Os sorotipos circulam em outros lugares do Brasil. Alguém pode viajar e trazer o vírus para o estado”, relata.

Mato Grosso do Sul enfrentou epidemia da doença em 2013, com 102 mil casos, e 2010, com 82 mil, segundo a Secretaria Estadual de Saúde.

Nos siga no