Cidades

Ibama treina 185 agentes ambientais voluntários para MS

Redação | 09/10/2009 14:50

O Ibama (Instituto de Meio Ambiente e Recursos Renováveis) iniciou hoje, às 8 horas, o treinamento de agentes voluntários, que atuarão na prevenção e educação ambiental em Mato Grosso do Sul. Ao todo, 185 pessoas passarão por cinco cursos ao longo dos meses de outubro e novembro.

Os agentes ambientais voluntários que vão receber treinamento são de associações, sindicatos, organizações comunitárias, indígenas e de organizações não governamentais da Bacia do Alto Paraguai, a região mais preservada do ecossistema pantaneiro.

Para o superintendente do Ibama em Mato Grosso do Sul, David Lourenço, o objetivo desta qualificação é trabalhar com as populações e ecossistemas mais vulneráveis às agressões ambientais.

O primeiro curso é no assentamento Santa Mônica, no loteamento Emerson Rodrigues, em Terenos. Os outros quatro cursos serão realizados em áreas indígenas, assentamentos e em áreas próximas a unidades de conservação.

São cursos com duração de sete dias ministrados por analistas ambientais do quadro regular do Ibama. O treinamento visa repassar para cada um dos agentes noções de legislação ambiental, manejo de flora, fauna e pesca, tratamento de lixo e resíduos.

Depois de treinados, os agentes ambientais voluntários vão apresentar projetos e programas de ação a partir do aprendizado e após uma análise de 90 dias vão ser credenciados pelo Ibama para agir.

Nos siga no Google Notícias