Cidades

Ibama/MS cria grupo para licenciar porto e hidroelétrica

Redação | 12/05/2009 14:30

Para dar mais agilidade aos trabalhos de licenciamento ambiental em Mato Grosso do Sul, o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis) criou uma equipe exclusivamente para analisar projetos de instalação de hidroelétricas e portos no Estado.

Além de acelerar o licenciamento, a criação de uma nova equipe também vai reforçar o conhecimento técnico que os analistas do Instituto no Estado possuem e fortalecer as atribuições dessa superintendência.

A prioridade no trabalho desta nova equipe será acompanhar processo tanto nas fronteiras, com a Bolívia e Paraguai, quanto nas divisas que Mato Grosso do Sul tem com outros Estados da federação.

Em ação - Até o momento, o Ibama de Mato Grosso do Sul foi responsável pelo licenciamento das duas hidroelétricas de Sonora, município a 362 quilômetros de Campo Grande, sendo que uma delas produzirá 176 megawatts de energia elétrica e a outra, 5 megawatts, o suficiente para abastecer uma cidade com 180 mil habitantes.

As duas geradoras estão instaladas no Rio Correntes, que faz parte da bacia hidrográfica do Alto Taquari. Todos os procedimentos de análise das instalações das usinas vão ser acompanhados pelos analistas do Ibama/MS.

Além destes dois projetos, outros 38 estão à espera de autorização para entrarem em operação, mas estes ficarão a cargo da Divisão de Licenciamento Ambiental do Ibama em Brasília.

Nos siga no Google Notícias