Cidades

Ibama autua 58 empresas por madeira irregular em obras

Redação | 26/02/2010 15:11

O Ibama terminou nesta sexta-feira (26) a primeira etapa da operação de fiscalização do Ibama no setor de construção civil no Estado. De acordo com o órgão, das 95 empresas fiscalizadas em Campo Grande, Dourados, Três Lagoas e Corumbá, 58 foram notificadas por irregularidades administrativas e 2 autuadas por irregularidades no consumo de madeira.

De acordo com o Ibama, a maior parte das notificações se refere á falta de Cadastro Técnico Federal das empresas no órgão federal, o que certifica a utilização de madeira na construção civil.

A fiscalização também flagrou na Capital um caminhão com 600 lascas de itaúba (16,25 metros cúbicos de madeira) sem o Documento de Origem Florestal. O caminhão foi apreendido pelo Ibama e foi lavrada multa de R$ 4.875,00 para a madeireira que comercializou as lascas sem documentação. O motorista também recebeu o mesmo valor de multa.

Na mesma madeireira a fiscalização do Ibama flagrou diferenças entre o volume do estoque total e o registrado pelos Documentos de Origem Florestal disponíveis. Os fiscais do Ibama ainda calculam a metragem da madeira encontrada na empresa para lavrar o auto de infração.

A operação de fiscalização, de caráter nacional foi realizada em 20 Estados brasileiros e em Mato Grosso do Sul contou com a participação de várias equipes de fiscais da Divisão de Proteção Ambiental do órgão.

Nos siga no Google Notícias