Cidades

Hemosul faz plantão hoje no Parque Airton Sena

Redação | 24/05/2009 06:57

Na tentativa de encontrar doadores de medula óssea, o Hemosul fará plantão hoje no Parque Airton Sena, em Campo Grande. O trabalho será feito no local das 8 horas às 12 horas.

A ação do Hemosul será feita dentro do projeto UCDB na Comunidade, da Universidade Católica Dom Bosco. A expectativa é de que aproximadamente 2,5 mil pessoas passem pelo parque hoje.

Para ser um doador cadastrado, é preciso fazer um exame de sangue, que coleta algumas informações e possibilita a inclusão no Redome. A amostra de sangue colhida no ato do cadastro do doador é utilizada na identificação das características do doador, o que possibilita mapear superficialmente o DNA da pessoa.

Já a coleta de medula óssea é realizada de duas formas, ambas como procedimentos cirúrgicos: punção (retirada) com agulha do osso da bacia ou é ministrado medicamento para que as células da medula caiam na corrente sanguínea, colhidas por equipamento específico.

A vantagem de ser um doador é que, depois de colhido o material, o organismo o repõe em apenas uma semana. A utilização de medula óssea, entre outras aplicações, é no tratamento da leucemia, que causa diminuição da produção de glóbulos brancos no organismo, com a consequente queda na defesa natural do corpo.

Nos siga no Google Notícias