Cidades

Hemosul está aberto para coleta de sangue esta manhã

Redação | 23/02/2009 07:13

O servente Eli Bragança, de 52 anos, garante que nunca pulou Carnaval, "minha praia é outra", diz. Realmente, a segunda-feira que ainda é de folia para muitos, para Eli foi bem diferente.

Logo cedo, ele e a esposa tiveram como primeira atividade do dia a doação de sangue. No Hemosul, em Campo Grande, o casal aproveitou a folga do trabalho para ajudar. "Hoje é feriado então fica mais fácil, mas eles também dão atestado médico," lembra o servente.

Além dessa possibilidade, o Hemosul também repassa, sem qualquer custo ao doador, exames de rotina.

Há 3 anos, Santiago Ferreira, de 38 anos, não doava. Hoje ele estava passando pela avenida Fernando Correa da Costa, quando resolveu parar. A primeira vez foi aos 19 anos, a comprovação de que o incentivo das empresas aos funcionários pode render voluntários duradouros.

'Eu trabalhava na Sanesul e eles sempre incentivavam. Ainda hoje tem colega que continua fazendo doação", conta.

Apesar de ser ponto facultativo o Hemosul está aberto até 17h30 para receber doações de sangue. Podem doar pessoas com idade entre 18 e 65 anos que pesem mais de 50 kg e estejam bem alimentadas. Amanhã e quarta-feira o banco permanecerá fechado.

Na Santa Casa, maior hospital do estado, o movimento de doação é fraco hoje e a maior procura é pelo tipo AB -

Não pode doar sangue quem teve hepatite depois dos 10 anos de idade; doença de chagas; homens ou mulheres com múltiplos parceiros sexuais, ou quem teve relações sem o uso de preservativo; pessoas que compartilham seringas no uso de drogas injetáveis e pessoas infectadas pelo HIV.

Serviço

Nos siga no Google Notícias