Cidades

Grupo indígena deixa área invadida em Miranda

Redação | 18/06/2008 16:10

Indígenas que desde ontem invadiram a área da Fazenda Boa Sorte, em Miranda, município distante 212 quilômetros de Campo Grande, deixaram a propriedade às 15 horas de hoje. Com a criação de um grupo de estudo para acelerar o processo de demarcação da terra, os índios voltaram para suas comunidades.

A equipe será composta por antropólogo, agrimensor e historiador, que deverão chegar de Brasília em julho. O adminstrador executivo regional da Funai (Fundação Nacional do Índio), Claudionor do Carmo Miranda, explica que o grupo dará continuidade ao estudo da área, que estava parado desde 2002, quando o antropólogo do grupo morreu.

Na semana passada a Justiça já havia concedido mandado de reintegração de posse e ontem a polícia foi ao local para cumprir. Na ação, houve confronto entre indígenas e a PM (Polícia Militar).

As famílias que vivem hoje nas aldeias Passarinho e Moreira ocupam 160 hectares em Miranda e reivindicam área de 208 hectares. Para pressionar os trabalhos de demarcação, eles ocuparam a Fazenda Boa Sorte.

Nos siga no Google Notícias