Cidades

Grupo de elite da PM de MS passa a se chamar Bope

Marta Ferreira | 14/12/2010 09:22

Mudança faria parte de projeto que amplia efetivo da corporação

Fachada da Cigcoe já recebeu novo nome, ainda não oficializado. (Foto: João Garrigó)
Fachada da Cigcoe já recebeu novo nome, ainda não oficializado. (Foto: João Garrigó)

Considerado o grupo de elite da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, a Cigcoe (Companhia Independente de Gerenciamento de Crises), vai passar a se chamar Bope (Batalhão de Operações Especiais), nome que ficou famoso após o filme Tropa de Elite, sobre o grupo homônimo do Rio de Janeiro. Embora a alteração ainda não tenha sido oficializada, a nova denominação já está escrita na sede do grupo, na avenida Afonso Pena, em Campo Grande, em meio a uma pintura camuflada.

A mudança faz parte das alterações que a PM pretende a partir da aprovação da a lei que sobre a organização básica, composição e funcionamento da corporação, que inclui o aumento do efetivo de 7 mil policiais para 9,3 mil. O projeto está tramitando na Assembleia Legislativa.

Com o aumento do efetivo, unidades que hoje são companhias vão passar a ser batalhões, com uma estrutura maior. Isso deve acontecer com a Cigcoe, com a Ciptran (Companhia Independente de Policiamento de Trânsito) e com a Ciagda (Companhia de Escolta e Guarda), que também ganharão o status de batalhão.

No caso da Cigcoe, a escolha do nome Bope, conforme integrantes da companhia, não teria relação direta com o grupo famoso do Rio de Janeiro e sim com a denominação final usada pela companhia, especializada em operações especiais.

A justiticativa é que há outros estados além do Rio de Janeiro, onde o grupo de elite da PM se chama Bope, como é o caso do Distrito Federal.

O novo letreiro da Companhia, já com o nome Bope, estava descoberto ontem, mas hoje apenas letra e pode ser vista. O motivo alegado é o fato de a alteração ainda não estar oficializada.

O símbolo do grupo não deve mudar. Assim como o Bope do RJ, ele traz uma faca cravada em uma caveira, que se sobrepõe a duas garruchas ao fundo. As informações sobre a heráldica da Cigcoe afirmam que este é o símbolo utilizado por todos as unidades de operações especiais e significa a “ vitória do Policial Militar sobre a morte, em razão dos conhecimentos e treinamento que possui”.

Nos siga no