Cidades

Governo vai demolir 30 casas que ficam perto de estação

Redação | 23/02/2009 14:15

Depois de 5 anos, Edilene Oliveira está contando os dias para deixar a casa que construiu com o marido em um terreno invadido em Indubrasil. O casal mora com os 6 filhos praticamente nos trilhos, bem perto da estação de trens que agora será reativada, com o retorno do Trem do Pantanal, previsto para maio.

Com a volta das locomotivas, a velocidade média de 35 quilômetros por hora, o risco seria grande para as famílias que invadiram o local depois que a estação foi abandonada. "A gente veio para cá quando ninguém queria. Agora temos de sair porque a segurança é de no mínimo 20 metros dos trilhos e tem gente que mora praticamente com o trilho na porta", reconhece Edilene.

No lugar, tudo é improvisado, começando pela casa de madeira, de 3 cômodos. "A luz, a gente puxa do poste lá longe, faz gambiarra mesmo", conta a dona de casa que temd e andar cerca de 15 minutos de bicicleta para chegar ao mercadinho mais próximo.

No sábado, o casal e outras 30 famílias que vivem na região tiveram o compromisso que vão ser transferidos para casa melhores, construídas pelo governo estadual, dentro do Programa Mudando para Melhor.

A data ainda não foi definida, mas a promessa de um imóvel com estrutura, já provoca algumas confusões na vila, até então pouco interessante para a especulação imobiliária.

Magda Aparecida, de 18 anos e o marido foram "despejados' de casa depois que o dono ficou sabendo que a invasão começaria a dar "lucro'. "Eu estava aqui de favor, a casa foi emprestada, mas quando o homem do governo veio perguntar quem morava aqui eu respondi que era eu".

A jovem conta que imediatamente o primeiro invasor exigiu a saída dela e do marido da casa e agora os dois buscam um lugar para ficar. "

Nos siga no Google Notícias