Cidades

Governo quer criar rede de inclusão digital no Estado

Redação | 18/01/2009 19:17

A rede estadual de inclusão digital de Mato Grosso do Sul poderá ser criada pelo governo do Estado, em parceria com a SCO/MI (Secretaria de Desenvolvimento do Centro-Oeste, do Ministério da Integração Nacional). O presidente da Secretaria, Frederico Valente, diz que o projeto já está em fase de construção e prevê a inserção de todos, via Reid (Rede Estadual de Inclusão Digital), ao mundo do conhecimento e, consequentemente, ao desenvolvimento.

O trabalho em parceria entre SCO/MI e governo de MS também pretende criar o Neid (Núcleo de Inclusão Digital), com o objetivo de proporcionar mais agilidade nas informações. Valente já providenciou o funcionamento do portal da Reid/MS (www.reid.ms.gov.br), que está no ar, devendo ser concluído ainda no primeiro semestre desse ano.

"A idéia é prestar um atendimento público à sociedade com mais agilidade, de acesso rápido, como consulta de projetos, elaboração dos projetos técnicos, programas, auxílio aos municípios do Estado e de toda sociedade. Tudo através deste portal", explica Valente, segundo matéria publicada no site do governo.

Um dos objetivos da Reid/MS é o acesso à internet em banda larga de qualidade, bem como conhecimento, uso intensivo e eficiente das novas tecnologias e serviços de informação e comunicação.

Esse projeto de inclusão digital no Estado é apoiado pela Semac (Secretaria de Meio Ambiente, das Cidades, da Ciência e Tecnologia), em parceria com a Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul), Fiems (Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul), Sebrae (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de MS), universidades, câmaras setoriais e organizações não-governamentais.

Nos siga no Google Notícias