Cidades

Governo publica início de estudos para construção da ferrovia Norte-Sul

João Humberto | 13/01/2011 20:39

O governo federal publicou no dia 3 deste mês, no Diário Oficial da União, o início dos estudos técnicos, econômicos e ambientais para a construção da ferrovia Norte-Sul, que ligará Panorama (SP) a Porto Murtinho.

O projeto no âmbito nacional promove a integração econômica e social das regiões brasileiras com o escoamento de produção. Na próxima etapa cortará Mato Grosso do Sul em 750 km chegando ao porto de exportações de Porto Murtinho.

A expectativa é de que em 2014 a ferrovia seja realidade no estado. De acordo com Idalino Schmitz, assessor da Valec Engenharia Construções e Ferrovias S.A, empresa pública vinculada ao Ministério dos Transportes e responsável pela execução da obra, os estudos de viabilidade devem ficar prontos no fim deste ano.

Em 2012 começam os processos de obtenção das licenças e elaboração do projeto de engenharia. Após o início das obras serão aproximadamente dois anos para sua finalização. A rota deve incluir as cidades de Dourados e Maracaju, seguindo em direção a Porto Murtinho.

O prefeito Nelson Cintra (PSDB) diz que a construção da ferrovia é motivo de comemoração, como o fechamento de 100% do esgotamento sanitário, construção de mais de 400 casas, asfaltamento em 70 quadras, além de diversos projetos sociais e culturais, como o Coral das Meninas Cantoras de Porto Murtinho.

Diferentes de outras regiões, o rio Paraguai a partir de Porto Murtinho é navegável o ano todo e se torna rota privilegiada por ligar o escoamento da produção brasileira com a rota do Atlântico, cruzando o Paraguai e a Argentina e desembocando na Bacia do Prata.

Nos siga no Google Notícias