Cidades

Governo prevê maior transparência e eficiência em novo sistema de compras

Michel Faustino | 01/10/2015 17:48
Lançamento do plano aconteceu na tarde de hoje em evento do Sebrae-MS. (Foto: Gerson Walber)
Lançamento do plano aconteceu na tarde de hoje em evento do Sebrae-MS. (Foto: Gerson Walber)
O secretário Carlos Alberto de Assis, destacou que o programa busca organizar o processo de compras feitas pelo Estado, garantindo menor preço e mais qualidade. (Foto: Gerson Walber)

O governo do Estado implementou o Plano Estadual de Compras Governamentais, o Comprasgov, que prevê uma melhor eficiência no gasto de recursos públicos, e todos os processos de compras serão feitos através de pregões eletrônicos. O lançamento do sistema foi feito pelo governador Reinaldo Azambuja (PSDB), na tarde de hoje (01), durante o seminário “Buscando Resultados com a Recuperação de Créditos”, promovido pelo Sebrae-MS, em Campo Grande.

Azambuja ressaltou que o plano vai dar mais transparência aos processos de compras feitos pelo Estado, além de deixar mais eficiente e competitivo.

“Essa é a função do Estado, ser mais transparente e eficiente, e nós estamos buscando isso desde o início de 2015, dando mais responsabilidade na gestão com transparência e na desburocratização dos serviços ao cidadão”, disse.

O governador lembrou que para o próximo ano, a previsão do quantitativo de compras para o Estado é de 200 milhões de itens, somados todas as secretarias e demais órgãos públicos.

O secretário de Estado de Administração e Desburocratização, Carlos Alberto de Assis, destacou que o programa busca organizar o processo de compras feitas pelo Estado, garantindo menor preço, mais qualidade e o cumprimento do prazo de entrega dos produtos.

“Esse plano vai melhorar nosso sistema de compras, que serão mais planejadas, e também a capacitação de fornecedores, que poderão atender melhor as especificações do governo, e os servidores, que serão treinados para melhor atender os empresários, que também serão beneficiados com um processo de capacitação.”, afirmou.

Assis anunciou ainda que uma parceria com o Sebrae, vai oferecer aos empreendedores do Estado, o curso de capacitação “Como Vender para o Estado”, que é a qualificação dos fornecedores para a concretização de parcerias com o Estado. Para mais informações, basta acessar o site do COMPRASGOV através do endereço www.centraldecompras.ms.gov.br.

Incentivo– Durante o evento, foi apresentado um levantamento feito pelo Sebrae, que revelou que atualmente são 113.959 micro e pequenos empresários no Estado, e, desse total 55% não está preparada para licitação com o Governo.

E ainda, apenas 4% dos micro e pequenos empresários de Mato Grosso do Sul tem cadastro para fornecer produtos ao Governo do Estado.

“Sabendo disso, a gente decidiu instituir esse plano que vai beneficiar diretamente o micro e pequeno empresário que ainda será qualificado para fornecer ao Estado. Isso é bom tanto para nós, quanto para eles que em paralelo contribuem para o crescimento do Estado”, finalizou.

Nos siga no