Cidades

Governo de MS institui Semana Estadual dos Povos Indígenas

Paula Vitorino | 13/11/2012 07:54
Comunidade Guarani Kaiowá de Iguatemi virou notícia internacional. (Foto: Rodrigo Pazinato)
Comunidade Guarani Kaiowá de Iguatemi virou notícia internacional. (Foto: Rodrigo Pazinato)

Mato Grosso do Sul terá uma Semana Estadual dos Povos Indígenas a partir de 2013, conforme decreto publicado hoje pelo governo do Estado. As atividades deverão ser feitas em abril, coincidindo com o dia, quando é comemorado o Dia Nacional do Índio.

O evento ainda foi denominado de “professor, doutor Antônio Brand”, como homenagem ao pesquisador e defensor da causa indígena, que morreu aos 62 anos, em julho deste ano.

O objetivo da Semana Estadual dos Povos Indígenas é divulgar, resgatar e preservar a cultura, a arte, a música, o idioma, a história do índio, como também valorizar e apoiar a realização de eventos relacionados à cultura e à autopreservação das comunidades indígenas do Estado.

Durante a Semana, deverão ser organizadas atividades pelas entidades representativas da comunidade indígena e das organizações não governamentais vinculadas à causa indígena, com o apoio do Governo.

O Estado virou notícia internacional nas últimas semanas por conta das disputas de terras entre indígenas e fazendeiros, no município de Iguatemi. Indígenas Guarani Kaiowá exigem retomada de terra e afirmam que irão resistir em área invadida até a morte. A Justiça concedeu a permanência da comunidade até demarcação indígena, que teve o processo retomado.

Nos siga no