Cidades

Governo abre sindicância para apurar irregularidades em frigoríficos no Estado

Viviane Oliveira | 11/03/2013 16:18
Governo do Estado vai abrir sindicância para investigar as condições dos frigoríficos. (Foto: Divulgação).
Governo do Estado vai abrir sindicância para investigar as condições dos frigoríficos. (Foto: Divulgação).

Depois de reportagem exibida ontem pelo Fantástico sobre as condições precárias de abatedouros, o presidente do STIAA (Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação e Afins de Campo Grande), Rinaldo de Souza Salomão, afirma que pelo menos 11 matadouros funcionam em condições precárias de higiene no Estado de Mato Grosso do Sul. O Governo do Estado anunciou nesta segunda-feira (11) que vai abrir sindicância para apurar irregularidades.

De acordo o sindicalista, alguns desses matadouros fornecem carne não apenas para as cidades onde estão instalados, mas abastecem para outras regiões. Rinaldo reconhece a falta de higiene e diz que esta situação não é aprovada pelos funcionários.

Em nota, o Governo do Estado anunciou que vai abrir sindicância para investigar as condições dos frigoríficos em todo Estado. O anúncio foi feito pela secretária da Seprotur (Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo), Tereza Cristina Corrêa da Costa.

Segundo a diretora-presidente da Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal), Maria Cristina Carrijo, em MS atualmente 16 frigoríficos têm SIE (Serviço de Inspeção Estadual), e em auditoria feita no último mês quatro estabelecimentos foram fechados por irregularidades em Pedro Gomes, Rochedo, Naviraí e Eldorado.

“Quando há irregularidades em abatedouros e frigoríficos, o proprietário tem um prazo para regularizar a situação. Geralmente é feito um termo de ajuste de conduta. Quando não ocorre o cumprimento do acordo, o estabelecimento é fechado”, disse Maria Cristina.

Ainda de acordo com Maria Cristina, no caso de Eldorado, o frigorífico estava em processo de fechamento. O de Maracaju, afirma, tem Serviço de Inspeção Municipal. Já o de Amambai passou por vistoria no mês passado. 

 

Nos siga no