Cidades

Governador entrega 291 instrumentos musicais para 15 escolas estaduais

Viviane Oliveira e Leonardo Rocha | 24/02/2014 10:20
A solenidade de entrega foi nesta manhã na Escola Joaquim Murtinho. (Foto: Cleber Gellio)
A solenidade de entrega foi nesta manhã na Escola Joaquim Murtinho. (Foto: Cleber Gellio)

O governador do Estado André Puccinelli (PMDB), entregou na manhã desta segunda-feira (24), 291 instrumentos musicais para 15 escolas estaduais por meio do programa fomento as bandas e fanfarras de Mato Grosso do Sul.

A solenidade de entrega foi na Escola Estadual Joaquim Murtinho, na Avenida Afonso Pena, em Campo Grande. No total já foram entregues 1.881 instrumento e até o final do ano que vem esse número vai chegar a 2.218, com investimento de R$ 600 mil.

A Fundação de Cultura informou que, promove circuitos musicais em 40 municípios no Estado e já chegou a 49 apresentações, cada evento com 12 fanfarras participando.

Segundo o presidente do órgão, Américo Calheiros, a juventude é a maior beneficiada com o projeto do governo do Estado. “Desde 2008 nos estamos fazendo a entrega de instrumentos musicais graças aos recursos do Estado. Nós já tivemos um público de 50 mil pessoas”, comemora.

Conforme ele, esse projeto cria proximidade da comunidade escolar com a música e pode ser um elemento transformador, tanto no aspecto social, quanto cultural e do exercício da cidadania.

Compartilha da mesma opinião a diretora da Escola Estadual Fausta Garcia Bueno, Jurlene Reis. “As fanfarras foram incentivadas na gestão do governador André Puccinelli, que além dos instrumentos musicais já entregou kits escolares e uniformes”.

Alunos fizeram apresentação durante evento. (Foto: Cleber Gellio)

Segundo a diretora, por conta disso as escolas estaduais estão cada vez mais valorizadas. “Por isso nos queremos André como nosso futuro Senador”, destaca.

A vereadora Carla Stephanini (PMDB), afirma que André começou uma revolução na educação desde quando foi prefeito da Capital. “Já a nossa cidade está entristecida, pois não tem a mesma atenção e até hoje não recebeu os uniformes”, lamenta. Segundo a peemedebista, o governante precisa ter agilidade e responsabilidade com os estudantes.

André finalizou dizendo que vai trabalhar para que nenhuma escola de Campo Grande fique sem material de música. “Vou incentivar a todos a organizar seu grupo de fanfarra. Também vou pedir a vereadora Carla, que apresente um decreto no legislativo sugerindo ao prefeito Alcides Bernal (PP) ajuda nesse setor”.

Nos siga no