Cidades

Gestante consegue na Justiça medicamento para tratar trombofilia

Mulher sofreu dois abortos consecutivos e somente na terceira gestação descobriu o motivo

Gabriel Neris | 18/04/2018 16:14

Uma técnica de enfermagem, de 29 anos, conseguiu na Justiça a aplicação do medicamento Enoxaparina Sódica 40 mg (Clexane) para tratar de trombofilia durante toda a gestação e por mais 45 dias após o nascimento do bebê.

O medicamento não é oferecido pelo SUS (Sistema Único de Saúde) e de acordo com o processo, o tratamento tem custo total de R$ 19 mil, conforme orçamento na Farmácia Popular, e totalizando 158 caixas do medicamento, conforme o advogado Rafael Santos Moraes.

A mulher, residente do bairro São Jorge da Lagoa - região sul de Campo Grande -, tem sete semanas de gestação, considerada de alto risco, e renda de R$ 1,2 mil. A Justiça determinou que a Prefeitura da Capital e o governo do Estado atendam a mulher em até 10 dias.

De acordo com o ação, a mulher sofreu dois abortos consecutivos e somente na terceira gestação descobriu o motivo. O laudo médico aponta que "se ignorada, pode trazer sérios problemas para a mulher.

O risco é que os coágulos obstruam os vasos sanguíneos, causando o entupimento das velas, pulmões e cérebro maternos, como também obstrução da circulação na placenta e no cordão umbilical".

Nos siga no Google Notícias