Cidades

Funcionária de carreira assume Hemorrede com objetivo de aprimorar serviço

Michel Faustino | 26/01/2015 13:17

Marli Terezinha Micharki Vavas, 55 anos, é a nova coordenadora geral da Hemorrede, núcleo de hemoterapia e hematologia de Mato Grosso do Sul. A nomeação assinada pelo governador Reinaldo Azambuja (PSDB) foi publicada no Diário Oficial do Estado desta segunda-feira (26).

Farmacêutica bioquímica por formação, Marli Vavas já atuou em diversos setores e faz parte do quadro de funcionários da Rede há mais de 10 (dez) anos.

Por meio de assessoria, Marli se pronunciou afirmando estar lisonjeada com o convite para coordenar a Hemorrede e ciente dos desafios. Ela ressaltou que tem como meta implementar novas politicas de aprimoramento, além de dar andamento às ações que já implementadas.

Estrutura - A Hemorrede do Estado do Mato Grosso do Sul é o conjunto de Serviços de Hemoterapia e Hematologia do Estado, organizados de forma hierárquica, de acordo com o nível de complexidade das funções que desempenham.

- HEMOCENTRO COORDENADOR - HEMOSUL: Entidade de âmbito central, de natureza pública, referência do Estado do Mato Grosso do Sul na área de Hemoterapia e Hematologia com a finalidade de prestar assistência e apoio hemoterápico e hematológico à rede de serviços de saúde.

- HEMOCENTRO REGIONAL - DOURADOS: entidade de natureza pública, centro de referência em Hematologia e Hemoterapia para uma macro-região do Estado do Mato Grosso do Sul.

- NÚCLEO DE HEMOTERAPIA - NH: entidade de âmbito local ou regional, de natureza pública ou privada, para atuação micro-regional na área de Hemoterapia e/ou Hematologia.

- POSTO DE COLETA - UC: entidade de âmbito local, que realiza coleta de sangue total, podendo ser móvel ou fixa. Se for móvel, deverá ser pública e estar ligada a um Serviço de Hemoterapia. Se fixa, poderá ser pública ou privada.

- AGÊNCIA TRANSFUSIONAL - AT: localização preferencialmente intra-hospitalar, com a função de armazenar, realizar testes de compatibilidade entre doador e receptor e transfundir os hemocomponentes liberados. O suprimento de sangue a estas agências realizar-se-á pelos Serviços de Hemoterapia de maior complexidade.
Estas definições constam na RESOLUÇÃO-RDC 151, de 21 de agosto de 2001, disponível no site www.anvisa.gov.br - assunto: sangue e hemoderivados.

Nos siga no Google Notícias