Cidades

Funai anuncia para junho retomada de estudos em MS

Redação | 28/05/2009 17:25

Os grupos de trabalho montados para estudos antropológicos e demarcação de terras indígenas em 26 municípios de Mato Grosso do Sul devem voltar ao trabalho no início do segundo semestre, informou hoje o assessor da Diretoria de Assuntos Fundiários da Funai (Fundação Nacional do Índio), Aluísio Azanha.

A data exata ainda não foi definida, nem o cronograma para os trabalhos, suspensos desde setembro de 2008 devido a um acordo com o governo do Estado.

A Polícia Federal será acionada para garantir a segurança dos técnicos, que visitarão as áreas de possíveis demarcação no estado. Segundo Azanha, a presença da polícia é para evitar que as pessoas contrárias às demarcações ameacem os antropólogos.

"Se eles [antropólogos] vão para uma situação de pressão, os próprios relatórios podem ser prejudicados", disse.

Além disso, os fazendeiros que terão as propriedades estudadas serão notificados antecipadamente e um representante do governo de Mato Grosso do Sul acompanhará nas visitas. O assessor afirmou que a Funai está se "cercando de cuidados" para possibilitar o avanço nos estudos de demarcação.

Azanha disse ainda que é difícil determinar um prazo para o fim dos trabalhos de levantamento das áreas a serem demarcadas por causa de "empecilhos" que geram etapas não previstas no processo. Ele citou as ações judiciais de proprietários de terra para evitar a entrada dos técnicos em suas fazendas como uma dessas dificuldades.

No entanto, Azanha acredita que se não ocorrerem "resistências ou ações contrárias" é possível concluir os estudos até abril do próximo ano, como estipula o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado entre a Funai e o Ministério Público.

Nos siga no Google Notícias