Cidades

Força Nacional terá base aérea na fazenda Itamarati

Redação | 28/08/2009 07:04

A Força Nacional de Segurança Pública terá uma base aeroespacial em Mato Grosso do Sul. A unidade está sendo construída em uma área da antiga Fazenda Itamarati, em Ponta Porã.

Conforme a Agência Brasil, a informação é do secretário nacional de Segurança Pública, Ricardo Balestreri. Segundo o secretário, o Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária ) transferiu parte do terreno para o Ministério da Justiça na semana passada e as obras de adequação do local já estão em curso.

O Incra cedeu 34,5 hectares dos quase 50 mil hectares da fazenda. A área possui uma pista de pouso de 2.040 metros, um hangar com dois pavimentos e um restaurante.

De acordo com o instituto, a cessão do imóvel vai contribuir para os interesses do país e para a segurança de Mato Grosso do Sul. O Estado possui uma grande extensão de fronteira seca com o Paraguai e a Bolívia, que serve de rota para o tráfico de drogas.

Ainda de acordo com o Incra, o prazo de utilização das instalações é de dois anos e poderá ser renovado por mais dois anos, até a transferência definitiva para a Senasp (Secretaria Nacional de Segurança Pública).

"Vamos instalar ali a unidade aeropolicial da Força Nacional de Segurança Pública", declarou Balestreri. "Lá, a força vai ter sua base de helicópteros e aviões que possam transportar um grupo grande de policiais, com condições de, sem reabastecer, voar até o Rio Grande do Sul e grande parte da Amazônia", complementou o secretário.

No local, será erguida uma vila militar com cerca de 40 casas, enquanto a antiga sede da fazenda será transformada em um centro latino-americano de formação e capacitação de policiais.

Até ser adquirida pelo Incra, a Fazenda Itamarati pertencia ao empresário Olacir de Moraes, um dois maiores plantadores de soja do país nos 1990. O Incra pagou R$ 165 milhões pela propriedade

Atualmente, homens da Força Nacional está em Campo Grande, mas para segurança no Presídio Federal.

Nos siga no Google Notícias