Cidades

Fora do Mercosul, Paraguai empossa Cartes como presidente da República

Edivaldo Bitencourt | 15/08/2013 10:21

Sem a presença de nenhum presidente do Mercosul (Mercado Comum do Cone Sul), o novo presidente do Paraguai, Horacio Cartes, do Partido Colorado, tomou posse na manhã desta quinta-feira (15). Ele foi eleito em abril deste ano e voltou a legitimar a democracia paraguaia após o “impeachment” do ex-bispo Fernando Lugo.

Cartes, 57 anos, é o 49º presidente da República do Paraguai. Ele foi empossado no cargo pelo presidente do Congresso Nacional, senador Júlio César Velázquez.

A presidente Dilma Rousseff (PT) não compareceu à posse do novo presidente porque ele não aceitou voltar para o Mercosul. O Paraguai é contra a inclusão da Venezuela.

O Paraguai foi suspenso do Mercosul no ano passado após o impeachment do presidente Fernando Lugo. O Brasil, Argentina e Uruguai consideraram que houve um golpe de estado e excluíram o país vizinho do bloco até a realização de eleições em abril deste ano.

Após a eleição, o novo presidente rejeitou voltar a integrar o Mercosul. A posse de Cartes também marca a volta do Partido Colorado ao poder. Os colorados comandaram o Paraguai por 61 anos até a eleição de Fernando Lugo há cinco anos. 

Nos siga no Google Notícias