Cidades

Fies abre inscrição para ingressantes do ensino superior

Redação | 30/03/2009 13:28

Foram abertas hoje e prosseguem até o dia 17 de abril as inscrições para o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil).

As inscrições podem ser feitas exclusivamente pela internet, pelo no site da Caixa Econômica Federal (www.caixa.gov.br).

A instituição de ensino, da qual o estudante faz parte, deve ter aderido ao programa em 2009 para que seus alunos sejam beneficiados pelo financiamento.

Para se inscrever, o estudante deve preencher a ficha de inscrição, imprimir em duas vias e entregar uma delas na instituição em que estuda.

Por meio do Fies, os alunos podem financiar de 50% a 75% das mensalidades, independente do semestre que estiver cursando.

Os bolsistas que vão buscar o financiamento devem apresentar um ou mais fiadores com comprovação de renda ou utilizar a Fiança Solidária.

Nesta segunda modalidade de financiamento, grupos de três a cinco acadêmicos da mesma instituição de ensino tornam-se fiadores uns dos outros, onde se responsabilizam pelo pagamento das prestações.

A comprovação de renda não é exigida na Fiança Solidária.

Os juros anuais do Fies são de 6,5%. Para os estudantes dos cursos de licenciatura, normal superior e pedagogia e das carreiras que integram o Catálogo de Cursos Superiores de Tecnologia, os juros são de 3,5% ao ano.

Para amortizar os juros, o beneficiário do programa paga taxa de R$ 50 a cada três meses.

O Fies é uma iniciativa do Ministério da Educação em parceria com a Caixa.

Nos siga no Google Notícias