Cidades

Fiems reforça importância do Prodes na industrialização

Redação | 24/11/2009 12:46

O presidente da Fiems (Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul), Sérgio Longen, destacou a importância do Prodes (Programa de Incentivos para o Desenvolvimento Econômico e Social de Campo Grande) para reforçar o acelerado processo de industrialização que vem ocorrendo na Capital e em todo o Estado, durante discurso feito ontem (23), durante a solenidade em comemoração pelos 10 anos do projeto.

O evento foi realizado no auditório do Crea/MS (Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Mato Grosso do Sul). Na ocasião, Longen lembrou que o Prodes promoveu atendimentos a centenas de empresas de vários setores, contribuindo para que Campo Grande alcançasse índices expressivos no setor industrial.

"Somos 3.037 indústrias instaladas que respondem por 44,3 mil empregos. Trata-se de um desempenho vigoroso que comprova a determinação dos nossos empresários em investir cada vez mais na diversificação da linha de produção e promover o fortalecimento da economia do município", afirma o presidente da Fiems.

Incentivo - O Prodes foi criado pela Sedesc (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, da Ciência e Tecnologia do Agronegócio), em 1999, quando o governador André Puccinelli (PMDB) era prefeito da Capital.

Sua criação abriu caminhos para fortalecer o processo de industrialização da cidade, por meio de incentivos para as empresas. Em dez anos de atuação, foram beneficiados 493 negócios e gerados 66 mil empregos diretos e indiretos.

"Esses benefícios evidenciam a visão do poder público em oferecer condições favoráveis para atrair novos investimentos e manter as indústrias instaladas", avalia Longen.

Na comemoração pelos 10 anos do programa, o prefeito Nelsinho Trad (PMDB) destacou a importância do programa para o desenvolvimento industrial do município.

Contudo, ele destacou que não basta oferecer incentivos para a instalação de novas empresas e para manter as que já estão em funcionamento, mas também investir na qualificação de mão-de-obra, em parceria com entidades como a Fiems, para atender à demanda das indústrias.

Nos 10 anos de funcionamento do projeto, quase 20 mil trabalhadores foram qualificados por meio desse tipo de parceria.

Durante a solenidade de ontem, o governador André Puccinelli (PMDB) destacou o trabalho do Prodes para diversificar a fonte de receita e atrair empresas.

Na ocasião, o vice-prefeito Edil Albuquerque lembrou que quando a indústria cresce aumenta a renda do trabalhador e, consequentemente, o setor de comércios e serviços também é beneficiado. (Com informações da assessoria da Fiems)

Nos siga no Google Notícias