Cidades

Festas de fim de ano aumentam demanda por sangue

Redação | 26/12/2008 14:52

O aumento do número de acidentes nas estradas e no interior das cidades durante as festas de fim de ano aumentou a demanda por sangue, proporcionalmente à queda da quantidade de doadores.

O Hemosul (Centro de Hemoterapia e Hematologia de Mato Grosso do Sul) está alertando para o problema e pedindo o apoio da população para que o estoque seja reposto.

Para doar sangue, é preciso ter entre 18 e 65 anos, ter mais que 50 quilos, estar bem de saúde, bem alimentado e portando um documento de identidade com foto.

O doador também não pode ter ingerido álcool nas últimas 12 horas, como garantia da qualidade do sangue a ser doado.

Ao todo, o Hemosul tem 90 mil doadores cadastrados.

Pessoas que foram vacinadas contra a rubéola, em campanha realizada nos últimos meses, precisam aguardar quatro semanas para doar. Homens podem ser doadores até 4 vezes ao ano, em intervalos de 2 meses. Já as mulheres precisam aguardar períodos de 3 meses entre uma doação e outra, podendo doar até três vezes ano.

O Hemosul está localizado na Avenida Fernando Corrêa da Costa, 1304, em Campo Grande. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7 às 17h30, e aos sábados, das 7 às 12h30. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (67) 3312-1500.

Nos siga no Google Notícias