Cidades

Fazendeiro quer do MPF resposta para acordo com índios

Viviane Oliveira | 04/07/2013 19:52

O fazendeiro Nilton Carvalho, proprietário da Fazenda Esperança em Aquidauana, ocupada por índios terena desde o dia 30 de maio, agendou uma audiência para às 14h desta sexta-feira (5) com o procurador da República Emerson Kalif.

Ele quer que o MPF (Ministério Público Federal) interceda para que a comunidade indígena deixe a propriedade, sem que seja necessário o uso da força física.

De acordo com o advogado dele, Sérgio Muritiba, a intenção é que o MPF e a Funai (Fundação Nacional do Índio) interceda para que a comunidade cumpra a reintegração de posse sem precisar da intervenção da Polícia.

“Hoje o procurador esteve na aldeia conversando com os índios e a nossa intenção é saber o resultado dessa conversa”, disse o advogado.

Nilton afirma que quer pelo menos retirar as 3.500 cabeças de gado e os maquinários que estão na propriedade. “Tudo vai depender da conversa e da boa vontade dos índios”, diz. 

Ontem (3), foi recebido pela Justiça um recurso para derrubar a liminar que concedeu reintegração de posse da Fazenda Esperança, em Aquidauana. A Funai, o MPF e a AGU (Advocacia-Geral da União) entraram com o pedido e aguardam o julgamento dos desembargadores do Tribunal de Justiça do Estado. De acordo com o advogado dos indígenas, Luiz Henrique Eloy, a decisão deve sair nesta sexta-feira.

A Polícia Federal foi oficiada na última sexta-feira (28) e, conforme a assessoria de imprensa, está trabalhando no planejamento da ação. A data e horário da ida dos policiais não foi divulgada pela corporação.

Nos siga no Google Notícias