Cidades

Fazenda em Coronel Sapucaia sofre com abates de gado

Redação | 09/01/2009 22:05

Mais um ataque, possivelmente de índios, abateu um boi na fazenda Rincão dos Búfalos, na região do município de Coronel Sapucaia, situado a 396 quilômetros de Campo Grande. Além do boi abatido, outros dois ficaram feridos no local, segundo informou Orivaldo Bobato, administrador da propriedade à Gazeta News.

O administrador afirma ter encontrado 'carneado' o boi, sendo que ao lado estavam várias lanças confeccionadas artesanalmente com paus e facão, presos na ponta. De acordo com o site, esse foi o primeiro ataque desse ano e o quarto em apenas 30 dias nas propriedades rurais da região, localizada próximo à aldeia Taquapery.

E os prejuízos sofridos pela fazenda, segundo conta o administrador, somente em 2008 superaram R$ 100 mil reais. Ele diz que foram abatidas 26 cabeças de gado só no ano passado.

Agora a fazenda poderá virar terra de lavoura, única saída encontrada para acabar com o problema. E no site A Gazeta News, a matéria esclarece que cerca de 15 fazendas que contornam a região sofrem com o problema.

Em Amambai, município situado a 351 quilômetros de Campo Grande, um caso de abate foi registrado na madrugada de ontem. O ataque aconteceu em uma chácara localizada a 5 quilômetros da cidade, próximo à aldeia Amambai, onde os arrendatários constataram o abate de uma vaca leiteira, cujo valor é estimado em R$ 1,8 mil.

O presidente do Sindicado Rural de Amambai, Cristiano Bortolotto, está ciente dos abates e explica que está se mobilizando em apoio aos produtores.

Nos siga no Google Notícias