Cidades

Farmacêuticos farão atendimento na Afonso Pena domingo

Redação | 18/01/2008 12:54

Farmacêuticos de Mato Grosso do Sul vão oferecer no próximo domingo aferição gratuita de pressão às pessoas que passarem pela avenida Afonso Pena, no trecho entre as ruas 13 e 14 de julho, das 8h às 12h. Além disso, serão distribuídos folders educativos e oferecida orientação sobre a importância do atendimento especializado de um profissional da área.

A ação é alusiva ao dia dedicado ao farmacêutico, comemorado no domingo. O objetivo da atividade, conforme os organizadores, é explicar à sociedade porque os farmacêuticos são profissionais indispensáveis. Durante a ação, eles irão esclarecer às pessoas que o farmacêutico pode acompanhar o tratamento de um paciente e, desta maneira, contribuir para que ele seja eficaz.

Conforme a organização do evento divulgou, dados da OMS (Organização Mundial de Saúde) apontam que a metade dos medicamentos prescritos pelos médicos e dispensados nas farmácias e drogarias são utilizados pelos pacientes de maneira incorreta. Isso provoca insucesso no tratamento e pode resultar no aparecimento de outras reações que até agravam o problema de saúde.

Segundo o presidente do CRF/MS (Conselho Regional de Farmácia de Mato Grosso do Sul), Ronaldo Abrão, testes simples feitos pelo profissional especializado podem detectar doenças crônicas, como hipertensão e diabetes, indicando a necessidade de procurar um médico.

Abrão informou que a prestação de atendimento social em comemoração ao dia do farmacêutico, todos os anos, tem relação com a dificuldade do acesso aos serviços de saúde. "Muitas vezes, a situação obriga as pessoas a procurarem um estabelecimento farmacêutico, antes mesmo de receber atendimento médico. A presença de um profissional especializado, em farmácias e drogarias, pode garantir mais qualidade do atendimento já que o farmacêutico pode prestar orientações à população", observa.

Nos siga no Google Notícias