Cidades

Exército apresenta ponte móvel usada para resgate em áreas alagadas

Fabiano Arruda | 14/10/2011 09:04
Ponte tem capacidade para suportar 80 toneladas. (Foto: Comando Militar do Sul)
Ponte tem capacidade para suportar 80 toneladas. (Foto: Comando Militar do Sul)

A Operação Ananhanduí, desencadeada na segunda-feira, com término previsto para o dia 17, vai apresentar, nesta sexta-feira, o funcionamento da ponte LSB (Logistic Support Bridge), utilizada para restabelecer o tráfego nas cidades em casos de calamidade por conta de cheias, a exemplo do que ocorreu no início do ano em Aquidauana.

É a primeira vez que o instrumento pode ser utilizado em Mato Grosso do Sul. Em março, o Exército construiu uma passarela como alternativa em Aquidauana, após as duas pontes da cidade serem fechadas por conta do nível do rio ultrapassar a casa dos 10 metros.

A demonstração da ponte LSB será feita em Aquidauana por militares da Engenharia. O equipamento vai ficar na cidade.

O Exército brasileiro dispõe de oito módulos de pontes LSB. Conforme informações do Ministério da Defesa, cada módulo tem 60 metros de comprimento com capacidade de 80 toneladas, o que pode suportar o tráfego de veículos.

Em casos de isolamento, como o de Aquidauana neste ano, a proibição do trânsito de caminhões com produtos essenciais, como alimentos, água e medicamentos, ameaça as populações locais.

Em Corumbá, militares realizam demonstração de assalto ribeirinho. (Foto: Divulgação)

Operação - A demonstração da ponte LSB será uma das atividades da Operação Anhanduí nesta sexta, que reúne também militares da Força Aérea e da Marinha, sob coordenação do Ministério da Defesa, e consiste em demonstrações da capacidade operacional das Forças Armadas.

Em Miranda, no Campo de Instrução de Betione, haverá demonstração de tiro do Carro de Combate M 60, equipamento moderno de proteção blindada e poder de fogo.

Também hoje, no Forte Coimbra, em Corumbá, será realizada demonstração de assalto ribeirinho, onde uma tropa embarcada realizada um ataque a partir de um curso de água.

Os locais escolhidos para as simulações foram determinados por conta da localização e em cidades que possuem unidades do Exército. A Operação do Exército é planejada desde junho. As atividades envolvem cerca de três mil militares.

Nos siga no