Cidades

Exame do Detran para CNH fica mais difícil

Redação | 02/04/2008 08:14

Resolução do Cetran (Conselho Estadual de Trânsito), que leva em conta os altos índices de acidentes em Mato Grosso do Sul, eleva o grau de dificuldade do exame prático do Detran para que os condutores retirem a CNH (Carteira Nacional de Habilitação). A intenção é refinar o processo de avaliação para que somente condutores preparados possam ser habilitados.

O candidato terá de dirigir em vias urbanas e rurais, pavimentadas e não pavimentadas. A prova deve ter pelo menos 10 minutos e o candidato terá de realizar pelo menos dois retornos em canteiros centrais (e no máximo quatro), um estacionamento lateral (máximo dois), pelo menos três conversões à esquerda e três à direita (máximo seis) e percurso em linha reta de pelo menos um quilômetro, no qual será avaliada a mudança de marcha e desenvolvimento do veículo.

Na avaliação de garagem e baliza o tempo máximo para realização do conjunto não será maior que cinco minutos, incluindo nesse tempo as três tentativas previstas por Lei. A prova prática será feita por sorteio da banca e do percurso, que será feito diariamente.

Os locais onde serão feitas as provas deverão ter autorização expressa da autoridade responsável pela via. A resolução também determina que quando o candidato for reprovado por cometer faltas o examinador terá de assumir de imediato a direção do veículo.

O exame prático para candidatos a habilitação na Capital poderá ter início a partir da sede do Detran e término no local determinado em sorteio. A resolução foi publicada hoje no Diário Oficial do Estado e já está valendo. O Detran realiza mensalmente 10 mil exames.

Nos siga no Google Notícias