Cidades

Estudo da UFGD sobre tuberculose ganha prêmio nacional

Redação | 31/03/2010 13:11

O trabalho científico "Fatores de risco para aquisição da tuberculose no município de Dourados", feito por acadêmicos de medicina da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) conquistou o segundo lugar em apresentações orais no 46° Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, realizado de 14 a 18 de março, em Foz do Iguaçu (PR).

Os autores são: Vanessa C. Maldonado, Débora R. G. M. Bento, Gisele D. Teixeira, Giovana C. Oliveira, Anderson O. Estevan, Renata M. Praça e Júlio Croda, todos do curso de Medicina da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD); Mariana G. Croda, do Hospital Universitário da UFGD; Célia V. Motta, da Secretaria Municipal de Saúde de Dourados e Zelik Trajab, da Funasa (Fundação Nacional de Saúde).

O trabalho teve como objetivo identificar todos os pacientes com tuberculose em Dourados e aplicar a eles um questionário que avalia os fatores de risco para aquisição ou desenvolvimento da doença. A pesquisa aconteceu de junho a dezembro do ano passado.

O questionário também avaliou o tratamento, a evolução da doença (se houve cura ou não), e por último o serviço de saúde ao paciente oferecido. Também foram avaliados os pacientes das aldeias indígenas e do sistema carcerário de Dourados.

De acordo com a acadêmica Vanessa Maldonado, o estudo avaliou os fatores de risco para o desenvolvimento de tuberculose e identificou quais os lugares em que o serviço de saúde é falho na cidade, além de propor intervenções.

Resultados

Nos siga no Google Notícias