Cidades

Estudantes fazem manifestação contra Sarney na Capital

Redação | 01/07/2009 20:19

Pelo twitter, rede social via internet que permite aos usuários enviar e ler atualizações pessoais de outros contatos, estudantes dos Estados de Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro e São Paulo se mobilizaram a favor da renúncia de José Sarney (PMDB-AP) à da presidência do Senado. Na Capital, a movimentação começou às 18h e foi até às 20h30 na praça do Rádio Clube, região central.

O organizador do movimento de protesto em Campo Grande foi o analista de sistemas Rafael Porto, 27 anos. Segundo ele, as discussões a respeito da realização de movimentações em protesto a favor da renúncia de Sarney começaram numa rede virtual do Estado do Maranhão e se expandiu consequentemente.

Apesar do empenho de Rafael, na Capital somente 30 estudantes se concentraram na praça. O número é animador, pois, segundo ele, no Cinemania do Rio de Janeiro foi contabilizada a mesma quantidade de apoiadores do protesto executado em Campo Grande.

A estudante Camila Chamas, 17 anos, ficou sabendo do movimento a favor da renúncia de Sarney pelo twitter e chamou o primo Luis Otávio Figueiredo, 18 anos, para acompanhá-la. "Queria ver a praça cheia, mas não me sinto frustrada por reunirmos poucas pessoas na movimentação".

Ela afirmou que se o senador José Sarney permanecer na presidência do Senado, "isso será culpa da postura do brasileiro. Se o Brasil está do jeito que está é reflexo do brasileiro, precisamos nos unir contra a corrupção que está acontecendo".

O vestibulando Luis Otávio acompanhou a prima Camila até a praça e aproveitou a ocasião para conhecer as pessoas, que, assim como ele, são contra a corrupção no país. O jovem considera importante a movimentação, principalmente do ponto de vista que mostra a força e o poder que a juventude tem.

"O Sarney está há mais de 50 anos no poder e sempre esteve envolvido em escândalos. Eu aposto que ele vai cair, só não sei quando", enfatiza Luis.

Cadastro - Todas as pessoas que chegavam à praça estavam sendo cadastradas no notebook por Rafael Porto. Futuramente, é pretensão do analista de sistemas organizar um movimento a favor da ética e convidar mais pessoas para apoiar a causa.

Ele narrou que "toda essa movimentação teve início pela internet. Foram contabilizados por um site de contagem de acessos que as discussões postadas no twitter a favor da renúncia de Sarney à presidência do Senado renderam muitas leituras e comentários".

Nos siga no Google Notícias