Cidades

Estudantes de MS ganharão tablets para reforçar aprendizado nas escolas

Amanda Bogo e Ricardo Campos Jr., de Bonito | 18/08/2016 17:07
Fórum de Governadores Brasil Central começou nesta quinta-feira e acontece até sexta-feira (Foto: Alcides Neto)
Fórum de Governadores Brasil Central começou nesta quinta-feira e acontece até sexta-feira (Foto: Alcides Neto)

Grupo de 1 mil estudantes do sexto e nono ano do ensino fundamental de Mato Grosso do Sul receberão tablets e computadores para auxiliar no aprendizado de língua portuguesa e matemática. O projeto foi formalizado na Câmara de Educação, realizada durante a 4ª Reunião do Fórum de Governadores do Brasil Central, que acontece entre hoje (18) e amanhã (19) em Bonito – distante 257 km de Campo Grande.

A doação dos equipamentos faz parte do programa Estudo Mais, de responsabilidade de uma empresa privada, que doará 3 mil computadores e tablets para Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Rondônia, recebendo 1 mil equipamentos cada.

De acordo com Rangel Barbosa, dono da empresa que doará os equipamentos, além dos materias, que serão entregues em janeiro de 2017, será disponibilizado equipamentos de Wi-Fi nas escolas. “Não queremos só doar os tablets, queremos que eles funcionem. Por isso a empresa vai instalar os equipamentos nas escolas selecionadas, devendo começar o trabalho em novembro”.

O programa irá contemplar alunos do sexto e do nono ano do ensino fundamental, e as escolas que serão contempladas ainda não foram selecionadas. A expectativa, segundo Rangel, é que caso o projeto dê certo, mais materiais sejam doados em 2018. “A medida que o projeto for tendo sucesso, vamos evoluir para o sétimo e oitavo ano. Devemos doar de 2 a 3 mil tablets em 2018, conforme avaliação da empresa”.

A Secretária de Estado de Educação, Maria Cecília Amendola da Motta, ressaltou que o projeto está garantido e que a formalização será assinada na sexta-feira, quando governadores dos Estados que participam do Fórum estarão na Reunião. “ Apenas algumas escolas serão escolhidas para fazer essa experiência, que ainda não foram definidas. Mas é um projeto que já está em vias de ser implantado”. 

Tutoria – A Fundação Itau Social fechou parceira com os Estados do Brasil Central onde fornecerá capacitação , que já está sendo realizada, para que 12 técnicos da secretaria de educação atuem como tutores de professores, coordenadores e diretores da Rede Estadual.
Quarenta escolas deverão ser contempladas no início do projeto, e os técnicos serão designados para acompanhar alguns locais onde levarão métodos de planejamento e ensino diferenciado que os profissionais da educação podem trabalhar com os alunos.

“Não tem como implatar o projeto agora, porque as escolas já tem seus planejamentos e cronogramas para este ano, então vamos começar efetivamente no ano que vem. É uma maneira diferenciada de garantir o efetivo processo de ensino e aprendizagem”, finalizou a secretária de educação.

Fórum de Governadores do Brasil Central - O Ministro da Justiça e Cidadania, Alexandre de Moraes, e o Secretário Nacional de Segurança Pública, Celso Perioli, além de secretários de segurança de oito estados e do Distrito Federal participam do primeiro dia da 4ª Reunião do Fórum, onde assinam o Pacto Interestadual de Segurança Pública Integrada.

Amanhã, o evento começa as 9h com a participação dos governadores, que após assembleia e fórum ainda vão debater sobre segurança, educação, turismo, reforma do estado, saúde, integração ferroviária e compensação previdenciária.

As reuniões do Fórum de Governadores Brasil Central acontecem no Hotel Wetiga, localizado na rua Cel. Pilad Rebuá, 679, em Bonito.

Rangel acredita que caso o programa dê certo,cerca de 3 mil equipamentos serão doados em 2018 (Foto: Alcides Neto)
Maria Cecília Amendola da Motta ressaltou que projeto começa em 2017 e escolas ainda não foram definidas (Foto: Alcides Neto)
Nos siga no