Cidades

Escolas especiais promovem protesto contra mudança no Plano Nacional de Educação

Edivaldo Bitencourt | 06/08/2013 14:53

Professores, pais e estudantes de escolas especiais promovem, nesta quarta-feira, a partir das 8h30, uma manifestação contra a mudança no projeto de lei do novo Plano Nacional da Educação (PNE). Uma nova proposta veta a destinação de recursos do Fundeb (Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica) para escolas de organizações não governamentais e privadas, o que pode acabar com o ensino especial em Mato Grosso do Sul.

De acordo com a diretora da Escola Juliano Varela, Roseli Gayoso, a proposta obriga a matrícula de todas as crianças portadoras de necessidades especiais nas escolas públicas e no ensino regular. O objetivo é implementar a educação inclusiva.

No entanto, alguns estudantes só podem ir à escola com tratamento especial. O alvo do protesto é a mudança na meta número 4 do PNE. A mudança pode acabar com aproximadamente 10 escolas especiais só em Campo Grande.

Uma dessas instituições é a Escola Juliano Varela, que funciona há 19 anos em Campo Grande. Cerca de 170 alunos, de crianças até um idoso de 78 anos, frequentam a unidade diariamente. Em torno de 90% são portadores da síndrome de down. Outros 10% são autistas e até crianças sem deficiência.

A manifestação acontece em frente a Assembleia Legislativa a partir das 8h30. A mudança no Plano Nacional da Educação está prevista para o dia 14 na Câmara dos Deputados.

Nos siga no Google Notícias