Cidades

Engenheiro da Capital ganha prêmio de inventor inovador

Redação | 05/11/2008 18:42

Em evento realizado dia 31 de outubro na sede da FIEG (Federação das Indústrias do Estado de Goiás), em Goiânia (GO), foram escolhidos os vencedores do Prêmio Finep 2008 - Região Centro-Oeste.

Os primeiros colocados de cada categoria disputarão o Prêmio Nacional, que será entregue no dia 10 de dezembro, em solenidade em Brasília (DF), com a presença do presidente Luis Inácio Lula da Silva. Dentre os representantes da região Centro-Oeste destaca-se o engenheiro de Campo Grande Geraldo Rolim Rosa Júnior, que recebeu o prêmio na categoria Inventor Inovador.

 

Geraldo criou um sistema que pode revolucionar a construção civil, melhorando a vida das pessoas, reduzindo os gastos com construções e preservando o meio ambiente.

Trata-se do Sistema Integrado Construtivo (SIC), que permite a execução simultânea dos baldrames, pilares, vigas, lajes e paredes divisórias de qualquer edificação, tanto térrea como vários andares, por meio de um conjunto único de fôrmas que permitem a utilização de materiais alternativos e de descarte.

Materiais como garrafas pet, papelão, latas de alumínio, peças de bambu, isopor, blocos de adobe, solo-cimento (blocos construídos com a mistura do solo do próprio terreno da construção com cimento) e outros são utilizados para enchimento das paredes. O sistema apresenta vários benefícios e vantagens, como a preservação do meio ambiente, redução de custo, utilização de descarte e impacto social.

A Cooperativa de Artesãos

Nos siga no Google Notícias