Cidades

Enersul terá de fazer ligação elétrica em sete aldeias

Redação | 17/06/2010 16:18

O MPF (Ministério Público Federal) obteve garantia de que a concessionária de energia elétrica Enersul vai realizar as ligações elétricas em sete aldeias indígenas da região sul do Estado. Há cerca de 15 dias, o órgão federal divulgou nota afirmando que nenhuma aldeia recebia energia elétrica desde 2009 por conta da inadimplência entre os indígenas.

Para atender as aldeias, a Enersul vai estabelecer um cronograma de execução de instalação da rede de energia nas aldeias, com acompanhamento do MPF e Funai (Fundação Nacional do Índio). No mês que vem, será realizado um levantamento nos locais de instalação.

Em seguida, a Eletrobrás será informado para que realize as alterações necessárias ao projeto original do Programa Luz Para Todos, que não previa atendimento aos indígenas nesta fase.

O total de investimentos na 4ª fase do Programa, é de R$ 75 milhões para instalação de 7.558 unidades consumidoras em todo o Mato Grosso do Sul. A instalação da rede de energia nas aldeias está prevista para ocorrer de outubro a dezembro.

As comunidades indígenas vão receber orientações sobre o uso racional de energia elétrica e o combate ao desperdício.

Nos siga no Google Notícias