Empregos

Sistema fora do ar atrapalha quem precisa pedir o seguro-desemprego

Viviane Oliveira | 27/05/2014 15:00
Dezenas de pessoas aguardavam para dar entrada no seguro-desemprego. (Foto: Cleber Gellio)
Dezenas de pessoas aguardavam para dar entrada no seguro-desemprego. (Foto: Cleber Gellio)

Com o sistema constantemente fora do ar, trabalhadores estão enfrentando problemas desde a semana passada para conseguir dar entrada no seguro-desemprego em todas as unidades que disponibilizam o serviço em Campo Grande. Hoje por exemplo, quando a equipe do Campo Grande News esteve na Funtrab (Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul), mais de 20 pessoas aguardavam na fila para dar entrada no beneficio trabalhista. A agência abriu às 7h30 e o sistema já estava fora do ar. 

O local é uma alternativa para os trabalhadores, já que na Superintendência Regional do Trabalho, é preciso madrugar para fazer o pedido. Ao chegar ao local, ainda na recepção, uma funcionária informava, hoje, sobre o problema e diz que não há previsão de volta. Algumas pessoas insistem em esperar, outras que passaram pelo mesmo problema no dia anterior desistem e vão embora.

O balconista Apolinário Gomes, 60 anos, chegou a esperar pelo atendimento na tarde de ontem por 4h no Ministério do Trabalho, mas não conseguiu o serviço. “Tinha muita gente aguardando e o sistema não funcionava. A maioria que estava na fila acabou desistindo”, reclama. Pela segunda vez, Apolinário, que hoje havia ido à Funtrab, voltava para a casa sem dar entrada no seguro-desemprego.

A vendedora Mônica Alves Soares, 37 anos, aguardava no local junto com o filho de 17 anos, João Victor. O adolescente trabalhou durante 8 meses em um empresa como menor aprendiz e desde a semana passada tenta dar entrada no benefício. “Já fomos duas vezes ao Ministério do Trabalho, uma vez na Funsat (Fundação Social do Trabalho) e agora vamos tentar aqui, mas disseram que o problema é geral e mais uma vez vamos tentar a sorte”, lamenta Mônica, em alusão a outros dois lugares onde é possível dar entrada no seguro.

A auxiliar administrativo Inara Campos, 24 anos, estava chegando a Fundação, quando recebeu a notícia de que o sistema estava fora do ar. “Vou esperar no máximo 30 minutos e depois vou embora”, diz. 

Justificativa - De acordo com a assessora jurídica da Funtrab, Ana Laura Mourão, por determinação da Dataprev (Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social), o sistema está passando por uma migração de dados no Brasil todo. Desta forma, os serviços estão oscilando. “A orientação é para a pessoa aguardar, porque o sistema pode voltar em 10 minutos, assim como pode demorar”, explica. A previsão e de que na próxima segura-feira o sistema esteja operando normalmente.

Inara ficou desanimada ao saber que o sistema estava fora do ar. (Foto: Cleber Gellio)
Pela 2ª vez, Apolinário ia voltar para a casa sem conseguir dar entrada no benefício. (Foto: Cleber Gellio)
Nos siga no