Empregos

Servidores do IBGE farão ato em protesto às demissões feita pelo órgão

Luciana Brazil | 15/07/2014 10:43

Em assembleia realizada ontem (14), servidores do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia Estatística) decidiram promover na próxima quinta-feira (17) um ato em protesto às demissões feitas pela entidade desde que a greve teve início, no dia 26 de maio. Mais de 20 servidores já foram demitidos no Estado, ao todo, 169 no país, conforme o Sindicato dos Servidores do IBGE de Mato Grosso do Sul. Os grevistas se reunirão na quinta-feira, em frente a sede do instituto, em Campo Grande, em manifestação pelo posicionamento do órgão.

Agora, além das melhores condições de trabalho e a transformação da carreira em ciclo de gestão, os grevistas exigem que os funcionários temporários sejam recontratados.

Eles decidiram permanecer parados até que o Ministério do Planejamento abra uma mesa de negociações e que os demitidos sejam recontratados. A paralisação destes funcionários prejudica diversas pesquisas feitas pela IBGE, como a Pnad Contínua (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios).

Segundo o presidente do Sindicato, Wilson Blini, as demissões aconteceram porque o órgão não reconheceu o direito de greve dos funcionários.

Conforme o sindicato, até o momento o Ministério não mostrou intenção de negociar. Em 2012, quando os servidores fizeram greve, houve acordo para o pagamento de reajuste, firmado em três parcelas. A última será paga em 2015. Por isso, a pasta diz que há um acordo vigente e não pretende sentar à mesa de negociações.

Das 11 agências no Estado, sete estão totalmente paradas. Pelo menos 80% dos funcionários em Mato Grosso do Sul aderiram à greve. O IBGE tem 72 funcionários efetivos  e aproximadamente 80 temporários. Em 2012, a greve durou 73 dias.  

Nos siga no Google Notícias