Empregos

Para acabar com filas, Instituto Mirim lança triagem on-line

Viviane Oliveira | 03/11/2011 17:59

O cadastro online http://www.capital.ms.gov.br/mirim vai funcionar como processo seletivo

A diretora afirma que com a modernização todo serão beneficiados. (Fotos: Simão Nogueira)
A diretora afirma que com a modernização todo serão beneficiados. (Fotos: Simão Nogueira)
Thais acredita que com o novo sistema os adolescentes terão mais chance de participar da seleção.

Para acabar com filas, o Instituto Mirim de Campo Grande lançou o cadastro online

De acordo com a diretora executiva da Mirim, Denise Mandarano Castro, o novo sistema vai modernizar a pré-seleção tornando ela on-line. Ao invés de ir ao Instituto Mirim o próprio candidato vai poder fazer o pré-cadastro em qualquer computador, local e hora.

“Com a modernização da pré-matricula vamos ter vários benefícios como: evitar que as famílias se desloquem de madrugada para pegar senhas, contenção dos gastos, disponibilidade de acesso e agilidade no resultado da seleção”, afirma a diretora. Segundo ela, outra novidade é que o próprio sistema vai avisar quando o aluno não tiver critério exigido para o cadastro.

Os critérios são: idade de 14 anos e seis meses a 15 anos e seis meses, escolaridade - 8º ano em diante e ter renda igual ou inferior a três salários mínimos.

A seleção para as 1.400 vagas disponíveis começa segunda-feira (7), e vai até 21 de novembro. Todas as escolas municipais irão disponibilizar internet para o serviço, além das duas unidades do Instituto. Os jovens devem estar com os números de documentos pessoais e com tempo para responder ao questionário online do setor de psicologia.

Para realizar a pré-inscrição é importante que o candidato tenha em mãos certidão de nascimento, comprovante de residência - como o nome da rua, nº da casa, bairro e CEP. Se tiver, RG, carteira de trabalho e CPF.

Ao final do cadastro o sistema vai emitir comprovante da pré-seleção que deverá ser impresso pelo candidato para apresentar no dia da entrevista. No comprovante vai estar o numero da senha, data, horário e documentos necessários para a entrevista do responsável legal e do adolescente.

Os documentos deverão ser apresentados na Unidade I, localizada na rua Anhanduí, 294, bairro Amambaí.

“O adolescente sai daqui preparado para o mercado de trabalho. Ele é encaminhado com 16 anos e o contrato termina com 18 anos. Explica a responsável pelo serviço social do instituto, Edneide Rosa. Segundo ela são 143 empresas cadastradas como, públicas, privadas e federais.

Trabalho - Thais Campozano, 16 anos, já é formada e trabalha há seis meses no próprio instituto. “Gosto muito de trabalhar aqui, tenho carteira assinada e um salário”. Ela disse que com esse novo sistema acredita que mais adolescentes terão chance de participar da seleção.

Já Diego de Paula Pereira é aluno e se forma no final de novembro quando completa 16 anos. “Estou doido para começar a trabalhar e ajudar a complementar a renda familiar,” finaliza.

Nos siga no