Empregos

Oferta de vagas de emprego é grande, mas perfil do trabalhador é uma barreira

Paula Vitorino | 14/04/2011 10:23

Principal dificuldade é "encaixar" perfil procurado pelo empregador com o que busca trabalhador

Mesmo com vagas, ainda são muitos os desempregados. (Foto: Simão Nogueira)
Mesmo com vagas, ainda são muitos os desempregados. (Foto: Simão Nogueira)

Diariamente mais de 50 vagas de emprego são oferecidas em Campo Grande, por meio do cadastro da Funsat (Fundação Social do Trabalho). A oferta é maior, principalmente, no setor da construção civil e de serviços, que em 2010 foram responsáveis por mais de 50% das contratações na Capital, segundo dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados).

Mas algumas dessas vagas ficam abertas por semanas por não encontrar candidato que se enquadre no perfil desejado pelas empresas, mesmo havendo dezenas de pessoas se candidatam à oportunidade de emprego.

Isso acontece porque uma das maiores dificuldades encontradas pelas agências de emprego é encaixar o perfil que o empregador procura com as vagas de interesse das pessoas que estão há procura de emprego.

Esse é o caso de Irene Marques, de 40 anos, que há mais de um mês está procurando uma oportunidade como auxiliar de cozinha, mas já pensa em ir para outra área que ofereça mais vagas.

O grande problema, de acordo com Irene, não é a falta de vagas na sua área, mas o horário de trabalho exigido pela maioria das empresas. “Só acha vaga para trabalhar no período noturno e eu não quero porque fica muito complicado pra minha família e o transporte”, diz.

Oportunidade - Mas a falta de experiência e qualificação para o perfil das vagas também são apontados como responsáveis para a dificuldade de preencher as vagas do mercado de trabalho, de acordo com a administração da Funsat.

“Quem coloca o perfil da vaga são os próprios empregadores, não podemos mudar isso. Ainda são poucos os empregadores que dão uma chance para a pessoa que não tem experiência”, revela a supervisora da Funsat, Mirian Maluly.

O público alvo da maioria das vagas ofertadas são homens e mulheres que possuem escolaridade entre ensino médio completo e nível superior incompleto. E, ainda de acordo com Mirian, a maior dificuldade ainda é a entrada no mercado de trabalho por meio do primeiro emprego.

Fernanda Miguel Pedro, de 27 anos, é uma das pessoas em busca do primeiro emprego com carteira assinada e, para isso, já participou de diversos cursos de qualificação oferecidos pela Funsat.

“Está difícil. Agora quero ver se consigo um curso de corte e costura e entrar nessa área”, diz.

De acordo com a supervisora da Funsat, serão abertas 520 vagas para operador de telemarketing nas próximas semanas. O setor é um dos que mais oferece chances para o candidato sem experiência. Os serviços básicos da construção civil, como de servente de pedreiro, também são uma oportunidade para o primeiro emprego.

“E mesmo assim está faltando gente para preencher essas vagas”, ressalta.

Cadastro - As pessoas que estão a procura de um emprego podem se cadastrar no site maisemprego.mte.gov.br ou na sede da Funsat, das 07h às 17h. A partir do cadastro o candidato terá acesso às vagas que tem o seu perfil.

O cadastro online está sendo utilizado desde novembro e permite que o trabalhador tenha acesso as oportunidades de emprego da sua casa. De acordo com Mirian, os trabalhadores ainda estão se acostumando com a nova ferramenta, mas o objetivo é incentivar o acesso online cada vez mais.

"Agora só colocamos no mural a lista com as vagas destaques, aqueles que precisam de maior número de funcionários. Então, para ver a vaga com seu perfil, o trabalhador tem que estar cadastrado e acessar o site de casa ou vir até aqui", detalha.

Após o cadastro, o trabalhador receberá no seu e-mail a “carta resposta” com a data pré-agendada para o comparecimento na Agência de Empregos, com os documentos pessoais (RG, CPF e Carteira de Trabalho).

A agência fica na Avenida Eduardo Elias Zahran, 1581- Jardim TV Morena. Mais informações pelo telefone 3314-5096.

Nos siga no