Empregos

Mercado de trabalho enfrenta dificuldades para preencher vagas

Helton Verão | 29/09/2012 09:25
Luciano credita demanda e rotatividade as vagas que disponíveis para construção civil e telemarkting (Foto: Pedro Peralta)
Luciano credita demanda e rotatividade as vagas que disponíveis para construção civil e telemarkting (Foto: Pedro Peralta)

A mão de obra qualificada, a demanda e até mesmo as eleições têm defasado o mercado de trabalho nos ramos da construção civil, telemarketing e de bares e restaurantes em geral.

Na Funtrab (Fundação do Trabalho) e Funsat (Fundação Social do Trabalho), durante todo o ano existem vagas para estes segmentos. “Para a construção civil, o momento é bom, logo a demanda é muito grande, assim disponibilizando muitas vagas. Já no caso do telemarketing, a rotatividade é o principal motivo, por se tratar de algo que pode ser estressante”, explica o coordenador de intermediação de emprego da Funsat, Luciano Carrelo. O setor oferece de 200 a 300 vagas todo mês.

Segundo Carrelo, alguns projetos estão sendo traçados para atrair e fazer esses atendentes durarem mais tempo no cargo. A expectativa é de dar a oportunidade a soldados dispensados do exército, que saem a procura quando dispensados do serviço militar após alguns anos.

O pouco conhecimento de informática e a interrupção dos estudos são fatores que atrapalham o preenchimento de vagas. “Muitos casos os candidatos que chegam aqui, não tem ensino médio completo, são poucas as vagas disponíveis que não exijam o 2° grau completado”, aconselha Carrelo.

Fast-food contrata - Uma nova filial do restaurante fast-food Habib’s, está em construção na Capital e há mais de duas semanas procura dois gerentes e chefes de cozinha, e mais quatro supervisores.

“Não é exigência o ensino superior, basta a experiência na área. Não estamos encontrando mão de obra qualificada, meses atrás tivemos o mesmo problema na loja da Afonso Pena, procuramos por meses um profissional e acabamos optando por remanejar outro funcionário e fechar esta vaga”, lamenta o gerente de informática, Angelo Montanher Jr., que divulgou nas redes sociais a disponibilidade das vagas.

O novo Habib’s irá funcionar com cerca de 60 funcionários e fica localizado na avenida Júlio de Castilho, próximo ao cruzamento da rua Crisântemos, na vila Sobrinho.

Aos candidatos que se encaixarem no perfil desejado pela empresa o telefone de contato é o (67) 2107-1112 ou pelo e-mail curriculum_masterms@hotmail.com.

A Funtrab e Funsat trabalham em sistema integrado, atualmente estão disponíveis 127 vagas relacionados, a bares, lanchonetes e restaurantes.

Entre elas, auxiliares de cozinha, atendente de mesa e também de lanchonete, cozinheiro geral, além das vagas do Habib’s mencionadas acima. A gerente de RH da empresa, Lara Gobetti, credita parte da escassez de candidatos as eleições, onde muitas oportunidades surgem em diversos ramos.

A Funtrab ressalta aos interessados que especialmente aos cargos que trabalham com alimentos, é necessário ter o curso higiene e manipulação de alimentos, pré-requisitos para preencher as vagas.

Outras opções - Vagas para operadores de caixa e para a indústria têxtil são constantes a disposição nas fundações de empregos da Capital.

Nos siga no