Empregos

Curso oferece preparo para fabricação de derivados do leite

Liana Feitosa | 04/08/2014 20:38
Curso será oferecido em 25 cidades do Estado. (Foto: Senar/MS / Divulgação)
Curso será oferecido em 25 cidades do Estado. (Foto: Senar/MS / Divulgação)

O Senar/MS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso do Sul) oferece o curso "Fabricação Caseira de Derivados do Leite". O objetivo é informar sobre a produção, com foco na comercialização, de derivados do leite com qualidade nos padrões determinados pelo Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento).

A qualificação começou hoje (4) em Água Clara, distante 198km de Campo Grande, e vai até 6 de agosto. Na sequência, o curso será oferecido em Terenos e Rio Verde de Mato Grosso, dos dias 5 a 7 de agosto. Mas, além dessas, outras cidades recebem o curso.

O curso - Durante a capacitação, cerca de 15 tipos de derivados são produzidos como queijos minas, mussarela e meia cura. Além disso, o leite pode ser utilizado na fabricação de produtos como iogurte, bebida láctea, doce de leite, leite condensado, requeijão e ricota. “Ao invés de só vender para o laticínio, o produtor pode aproveitar a matéria-prima e comercializar um produto valorizado, adequado aos padrões de qualidade”, destaca Dayse do Rego, instrutora do Senar/MS.

De acordo com a instrutora, o produtor que pretende atuar nessa área da produção de derivados do leite deve ter conhecimento da IN-62 (Instrução Normativa), do Mapa, que aborda cuidados desde a ordenha, pasteurização e produção de derivados.

O Senar/MS oferece 57 qualificações somente nesta semana. Mais informações podem ser obtidas pelo site: www.senarms.org.br ou no telefone 3320-9700.

Nos siga no