Empregos

Cresce oferta de cursos de capacitação em aldeias indígenas de MS

Zana Zaidan | 02/11/2013 20:01

Mais de 300 indígenas receberam formação técnica em Mato Grosso do Sul neste ano. Desse total, 60 são da região de Aquidauana e receberam os cursos de Horticultor Orgânico e Produtor de Mandioca. Outros 240 ainda frequentam uma das qualificações oferecidas gratuitamente em aldeias do Estado, segundo o Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural)/MS, instituição que ministra os cursos.

O Senar ampliou as capacitações para comunidades indígenas em junho deste ano, através do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego). Nesta primeira experiência, 60 alunos das aldeias Cruzeiro, Limão Verde e Buritizinho, foram assistidos. Desde então, a carta de capacitações voltadas a este púbico vem aumentando e no mês de outubro, mais três comunidades indígenas no município de Nioaque passaram a contar com as capacitações, onde 70 alunos participam dos cursos de Horticultor Orgânico e Produtor de Mandioca, realizados nas aldeias Taboquinha, Brejão e Água Branca.

Para o próximo ano, outros cursos voltados às comunidades indígenas de Mato Grosso do Sul estão previstos, com a realização de 26 capacitações. Entre as oportunidades estão as qualificações em Produtor de Mandioca e Horticultor Orgânico. Também serão oferecidos pela primeira vez para este público os cursos de Tratorista Agrícola, Artesão de Biojóias, Viveicultor, Artesão de Bordado à Mão Operador de Computador e Artesão de Artigos Indígenas. O calendário com as datas e os municípios contemplados serão divulgados futuramente.

 

Nos siga no Google Notícias