Empregos

Crédito do lucro do FGTS deixa sistema de consulta de saldo instável

Ricardo Campos Jr. | 18/08/2017 07:40
Têm direito ao lucro do FGTS trabalhadores com carteira assinada que tinham saldo na conta no dia 31 de dezembro (Foto: Marcos Santos / USP Imagens)
Têm direito ao lucro do FGTS trabalhadores com carteira assinada que tinham saldo na conta no dia 31 de dezembro (Foto: Marcos Santos / USP Imagens)

Trabalhadores terão dificuldades em acessar o sistema de consulta de saldo do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) pelo menos até o dia 28 de agosto. Segundo informações da assessoria de imprensa do banco em Mato Grosso do Sul, o problema é causado pelo depósito das quotas do lucro do benefício ao qual têm direito os celetistas.

Nesse período, quem precisar de extrato das contas, sejam elas ativas ou inativas, deve ir pessoalmente até uma agência da Caixa.

Metade dos R$ 14 bilhões de lucro gerados pelo fundo em 2016 serão distribuídos. Têm direito a receber o dinheiro quem tinha saldo no dia 31 de dezembro de 2016, mesmo que após essa data tenha feito algum saque.

Segundo informações da revista Exame, a quantia a ser recebida pode ser calculada multiplicando o valor que estava acumulado por 0,0193, que corresponde ao porcentual da rentabilidade do fundo que será distribuído aos cotistas: 1,93%.

A medida foi anunciada pelo presidente Michel Temer (PMDB) como forma de movimentar a economia e consta na mesma Medida Provisória que permitiu os saques das contas inativas de FGTS.

O dinheiro estará disponível até o fim deste mês, mas não poderá ser retirado, exceto em alguns casos específicos. Para saber quais, e quais documentos levar para comprovar cada uma dessas situações, clique aqui

Nos siga no