Empregos

Com vagas limitadas, inscrições para Escola de Motoristas se encerram hoje

Projeto piloto vai capacitar 20 motoristas carreteiros para atender a Suzano, em Ribas do Rio Pardo

Por Gabriela Couto | 24/03/2025 14:09
Com vagas limitadas, inscrições para Escola de Motoristas se encerram hoje
Equipe da JSL acompanhando trabalho de motoristas de carreta via rádio (Foto: Divulgação)

Com o objetivo de formar novos profissionais para o setor de transporte rodoviário de cargas, o projeto "Escola de Motoristas" está com inscrições abertas. O projeto piloto, que começa em abril, está acontecendo no Mato Grosso do Sul e vai capacitar 20 motoristas carreteiros para atender à crescente demanda do setor de logística. 

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

O projeto "Escola de Motoristas" está com inscrições abertas até hoje no Mato Grosso do Sul, visando formar 20 motoristas carreteiros para o setor de transporte rodoviário de cargas. A iniciativa, da JSL, oferece 374 horas de treinamento em segurança, legislação e gestão de transporte, em parceria com o SEST SENAT. Destinado a candidatos com CNH categoria E, o programa também apoia a troca de categoria para CNH E. Os participantes receberão benefícios como vale-alimentação e plano de saúde. Se bem-sucedido, o projeto pode ser expandido para outras regiões do Brasil.

O Estado tem enfrentado um grande desafio: a falta de motoristas qualificados. Segundo dados do Registro Nacional de Condutores Habilitados (SENATRAN), o Brasil perdeu cerca de 1,1 milhão de motoristas nos últimos 10 anos, uma redução de 20% na quantidade de profissionais. Esse cenário tem dificultado a contratação de motoristas e ampliado as oportunidades de trabalho para quem deseja ingressar na profissão.

O programa criado pela JSL está aberto para candidatos com CNH categoria E válida, que podem ter ou não experiência prévia como motoristas. Durante a capacitação, os participantes receberão um total de 374 horas de treinamento, incluindo aulas sobre segurança no trabalho, legislação de trânsito, comportamento profissional e gestão de transporte. 

A ideia é oferecer um aprendizado completo para que os profissionais possam atuar com mais segurança e competência. O projeto piloto vai começar em Ribas do Rio Pardo (MS) e, se for bem-sucedido, a JSL planeja expandir a iniciativa para outras regiões do Brasil. 

Além de capacitar motoristas, a empresa pretende ajudar na troca de categoria de CNH para aqueles que precisem, oferecendo subsídios para facilitar o processo.

O programa é dividido em duas modalidades: uma para motoristas com CNH categoria E e outra para quem já tem CNH categoria C ou D e deseja mudar para a categoria E. Não é necessário ter experiência na função para participar, o que abre portas para quem está começando na profissão. O treinamento será oferecido em parceria com o SEST SENAT, que vai ministrar parte do conteúdo.

Além da capacitação, os candidatos aprovados também receberão benefícios como vale-alimentação, vale-refeição e plano de saúde. Interessados em participar do projeto podem se inscrever gratuitamente por meio deste link. Os selecionados começam o treinamento no mês de abril.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no
Veja Mais